Freudenberg Performance Materials cria Departamento de Inovação e investe em talentos da casa

Essencial para o desenvolvimento de empresas de sucesso, inovação é palavra de ordem no mundo corporativo. E, em um conglomerado de tecnologia como o Grupo Freudenberg, não é diferente. Por isso, a Freudenberg Performance Materials criou um Departamento de Inovação e designou uma dupla de profissionais com longo histórico na companhia para ficar à frente dos projetos. Os engenheiros Claudio Suárez e Allan Alves são responsáveis por avaliar oportunidades de mercado, por fazer e manter contato com clientes. O objetivo é ter ideias e novidades não apenas para o Brasil, mas também para a América Latina e até mesmo para a Europa.

"Com essa nova frente de trabalho, bem focada em inovação, direcionamos nossos esforços na busca por parceiros que queiram apostar junto conosco no desenvolvimento de soluções customizadas para desafios específicos. Somos muito abertos a ouvir e a receber propostas diferentes", conta o argentino Suárez, que veio em definitivo do seu país para viver no Brasil, no começo do ano, para assumir formalmente essa responsabilidade, que já vinha sendo praticada em conjunto com Alves. "Acabamos com a barreira física e ganhamos mais agilidade. Agora, está tudo mais fácil", completa.

Sinergia e relacionamento

A rotina dos dois inclui muitas conversas e estudos sobre pesquisas de mercado e adequações de produtos. "Nós trabalhamos em sinergia. As nossas atuações se complementam. Comercial e desenvolvimento precisam estar muito alinhados e próximos, dentro da estratégia da empresa. É dessa forma que conseguimos oferecer serviços bastante assertivos para atender aos objetivos do cliente", diz Alves.

A dupla conta com suporte e apoio total da matriz da Freudenberg Performance Materials na Alemanha, conquista forjada durante anos de dedicação. Suárez acaba de completar 30 anos como colaborador e, atualmente, responde pelo cargo de gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia. Já Alves, por sua vez, é o atual gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing Estratégico, e vem construindo sólido relacionamento com a empresa em quase 10 anos de atuação.