EagleBurgmann garante troca de junta de expansão danificada em apenas cinco dias

A EagleBurgmann, empresa do Grupo Freudenberg, é uma das principais fornecedoras internacionais de tecnologia de vedação industrial do mundo. Na América do Sul, possui aproximadamente 250 colaboradores nas unidades do Brasil e Venezuela, que produzem e comercializam selos mecânicos, sistemas de abastecimento, juntas de expansão, juntas estáticas e gaxetas, entre outros, para diversos tipos de indústria.

No Brasil, a empresa adotou, desde 2013, a estratégia de investir fortemente em setores estratégicos, a fim de ampliar a produção e expandir sua atuação para os mercados da América do Sul e garantir maior eficiência à toda a operação. No ano passado, inaugurou também um novo Centro de Serviços no Chile, para fornecer um suporte pós-venda mais qualificado, bem como manutenção e reparos nos seus produtos.

Essa linha de atuação segue a orientação global da matriz do Grupo Freudenberg, na Alemanha, e também nos principais países do mundo, sendo responsável por "casos de sucesso" como o registrado no final de 2015 nos Estados Unidos, em uma planta de papel da Georgia Pacific.

Reparo e troca do equipamento em apenas cinco dias

A EagleBurgmann foi informada pela Georgia Pacific, na quarta-feira, 2 de dezembro de 2015, que uma junta de expansão universal de 30 polegadas de diâmetro havia sofrido danos severos e extensivos devido a um inesperado pico de pressão. Apenas um dia depois, uma equipe de Serviço de Campo chegou à sede da empresa, em Atlanta (EUA), para inspecionar os danos, uma vez que a junta em questão havia sido removida do sistema.

Após receber um conjunto de três juntas de expansão do cliente em suas instalações por meio de um jato fretado, em Lakeside, CA (EUA), na sexta-feira, a equipe de Engenharia, Controle de Qualidade e Produção da EagleBurgmann realizou uma inspeção completa, na qual foi decidido que o conjunto deveria ser recuperado com muita urgência.

Dividindo-se em turnos de 12 horas a partir do sábado, a equipe de produção foi capaz de finalizar o trabalho no final da tarde de domingo, com o conjunto totalmente inspecionado, testado hidrostaticamente e em direção ao jato. O perfeito entrosamento entre as equipes permitiu que a junta retornasse à planta do cliente na segunda-feira, pronta para instalação, apenas cinco dias após a falha.

Parte crítica do sistema de distribuição de vapor, a junta de expansão tem papel fundamental nas operações de uma planta de papel. Sem a qual, impactaria diretamente mais de 1.100 funcionários. Como resultado dessa atuação ágil, a EagleBurgmann tem recebido diversas ordens de compra para peças de reposição.

Investimentos garantem atuação rápida e proativa em qualquer lugar do mundo

De acordo com Benito De Domenico Jr., Diretor Geral da EagleBurgmann do Brasil, "os investimentos realizados aqui na América do Sul, somados ao modelo de atuação rápido e proativo como o que tivemos com a Georgia Pacific, são essenciais para a EagleBurgmann manter a excelência do atendimento aos clientes e o fornecimento de soluções de alta tecnologia para atender as mais rígidas exigências da indústria em termos de vedação". "Estamos totalmente preparados para esse tipo de situação também aqui no Brasil", completa.