Freudenberg investe em Inovação e Sustentabilidade com iniciativas integradas

Para fortalecer globalmente a marca e dar oportunidades aos profissionais dentro das empresas do Grupo de participarem de iniciativas de inovação e sustentabilidade a Freudenberg criou, em 2015, o projeto "Innovating Together" que conta com ações locais em diversos países. A ideia principal do projeto é o estímulo do conhecimento e a busca por novas tecnologias de maneira integrada para aproveitar ao máximo as sinergias e potenciais presentes no Grupo, com o objetivo de co-criar oportunidades de negócios.

De acordo com Matthias Messer, Head do Departamento de Inovação na sede da Freudenberg em Weinheim (ALE), "A proteção e a viabilidade da sociedade e dos negócios é um dos pilares da nossa empresa e, assim, agimos de acordo com os desafios e as megatendências da sociedade atual, porém com foco no futuro. Acompanhamos e analisamos a evolução da população mundial em crescimento, a elevação do padrão de vida que está integrada ao consumo maior dos recursos e o aumento associado das emissões industriais, da redução dos recursos e das mudanças no ambiente de trabalho global", completa Messer.

Projeto no Brasil estabelece parcerias com o ramo acadêmico e outras empresas

Aqui, o projeto que leva o nome de "Innovating Together Brasil" conta com a parceria da Fundação Dom Cabral e a participação da IBM, que ofereceu o seu Laboratório de Inovação para promover a troca de ideias e a ampliação do conhecimento. Neste ano, já foram promovidos workshops e encontros para explorar temas como Design Thinking, Internet das Coisas, Inovação, Sustentabilidade, Inteligência Cognitiva entre outros.

Por meio da troca de experiências e da atualização das boas práticas de mercado, o objetivo é apresentar ações que possam ser implantadas em âmbito global.

"É importante envolver não apenas colaboradores, mas também representantes do ramo acadêmico e outras empresas que respiram inovação e sustentabilidade, a fim de multiplicar conhecimentos. Por meio das discussões, debates e exercícios em grupo, podemos ter ideias que agreguem valor aos nossos clientes, parceiros e à sociedade", comenta Enrique Garcia, CEO da Klüber Lubrication, empresa participante do projeto.

"Diante de um cenário difícil de mercado que estamos atravessando atualmente, em que poucas empresas mostram disposição, tempo e recursos para inovação, a Freudenberg caminha na contramão, pois acredita nesses pilares que estão em sincronia com seus princípios", finaliza Garcia.

Diversos grupos foram criados e ao longo do ano eles tem trabalhado na concepção de projetos co-criados e avaliados pela visão do próprio cliente das empresas participantes do projeto Innovating Together.