EagleBurgmann expõe alta tecnologia de vedação para setor de petróleo e gás na Brasil Offshore

Campinas, 21 de maio de 2013. A subsidiária brasileira da EagleBurgmann apresentará as soluções de vedação que desenvolve, produz e fornece para a indústria de petróleo e gás em um dos principais eventos do setor na América do Sul, a Brasil Offshore 2013, de 11 a 14 de junho, em Macaé (RJ). Entre os itens do seu portfólio em exposição para atender os maiores desafios da indústria, estão selos mecânicos conforme norma API 682, selos para altas pressões, selos a gás para compressores, aplicações para injeção de CO2 na fase supercrítica e juntas de expansão construídas com os materiais de alta tecnologia e extrema durabilidade. “Desenvolvemos vedações seguras e de alta performance para todo tipo de aplicação, mesmo operando nas condições mais adversas, como ocorre frequentemente no setor de produção de petróleo e gás”, conta Benito De Domenico Jr., diretor geral da empresa na América do Sul.

A EagleBurgmann cita como um dos principais desafios do setor de petróleo e gás o fornecimento de selagem para uma grande variedade de meios e fluidos, mesmo nas mais severas condições operacionais. “A nossa empresa faz parte de um grande conglomerado industrial com unidades em todo o mundo, o Grupo Freudenberg, que é um dos líderes globais na implementação de soluções de vedação para aplicações severas e de alta tecnologia”, reforça De Domenico.

DiamondFace®: alto desempenho em condições severas
No caso das selagens com a exclusiva tecnologia DiamondFace®, De Domenico cita como principal diferencial a resistência a condições extremas, que garante maior desempenho e confiabilidade que os selos mecânicos convencionais, reduzindo o tempo de parada dos equipamentos para manutenção e consumo de energia. A inovação desta tecnologia consiste na deposição de diamante nas faces de carbeto de silício, criando uma área de contato de extrema dureza, maior resistência química e durabilidade, com excelentes propriedades deslizantes, podendo até operar a seco em curtos períodos de tempo. Segundo o executivo, a deposição é feita com equipamentos de última geração, que fazem com que as moléculas de diamante sejam incorporadas à face de carbeto de silício por meio de processos físico-químicos, garantindo alta resistência e confiabilidade à vedação. “Esta tecnologia é resistente até à falta de lubrificação e à alta concentração de sólidos com baixa geração de calor. Nossos produtos são desenvolvidos com uma tecnologia muito avançada e isso nos permite estar à frente do que vem sendo produzido mundialmente e no Brasil”, completa.

RotechBooster: alta tecnologia e maior vida útil
Outro destaque entre as soluções de vedação da EagleBurgmann é o sistema RoTechBooster, que teve unidades entregues para estações de compressão de gás em projetos da Petrobras. Trata-se de um booster de pressão composto de rotor centrífugo, carcaça do compressor para alta pressão, motor e acoplamento magnético, por meio do qual é eliminado o problema de contaminação do gás comprimido e perdas de gás para a atmosfera, com maior proteção ao meio ambiente e ao selo a gás. “Esta é uma solução de alta tecnologia que garante circulação constante de gás na selagem dos compressores e turbocompressores e uma maior confiabilidade ao sistema de selagem”, explica De Domenico.

O executivo informa que o sistema é utilizado, principalmente, durante a partida e parada dos compressores, um momento no qual a inexistência ou pequeno diferencial de pressão não possibilita a suficiente circulação de gás pelo sistema de selagem, essencial para o perfeito funcionamento do selo e, necessárias sempre que o compressor estiver em funcionamento. “O produto é inovador pelo seu projeto centrífugo e uso de acoplamento magnético, o que lhe garante uma vida útil até quatro vezes maior que a dos boosters pneumáticos de pistão, além de fornecer gás comprimido isento de pulsação e não ter problemas de funcionamento após longos períodos em stand by”, informa.

Serviço: Brasil Offshore 2013
Data: 11 a 14 de junho
Local: Macaé Centro (Macaé, RJ)