Cartex da EagleBurgman Mais de 500 000

Os selos mecânicos cartucho - Cartex da EagleBurgmann, que têm sido utilizados com sucesso há anos para vedar a maioria das bombas padrão de mercado aplicadas em diversos setores industriais, tais como, químico, mineração, papel e celulose, aplicações de água, indústria alimentícia, entre outras, já acumulam mais de 500.000 instalações.

Isto comprova a confiabilidade e eficiência econômica dos selos mecânicos Cartex, que, por serem construídos com componentes pré-montados e rigorosamente posicionados através da luva do eixo e sobreposta, possuem diversas vantagens. Entre elas, o aumento dos índices de MTBF/MTBR, tempo médio entre falha e tempo médio entre reparos, a redução de custos associados em comparação à montagem de selos componente (não cartucho) e a proteção do eixo e/ou da luva do eixo original da bomba.

"Os selos mecânicos Cartex oferecem economia financeira e operacional, reduzindo em até 30% os custos associados à parada de manutenção e, aproximadamente, 2/3 do tempo perdido para posicionamento dos selos que são classificados como selos componentes", diz Benito De Domenico Jr., CEO da EagleBurgmann no Brasil.

Dentre os diferenciais que comprovam o quão vantajosa é a aplicação dos selos mecânicos Cartex, agora também podemos contar com a mais nova e comprovada geração de selos Cartex com a tecnologia de revestimento DiamondFace: o eCartex, que utiliza revestimento microcristalino de diamante nas faces, proporcionando-lhes extrema dureza, resistência mecânica e excelente condutividade térmica.

"A aplicação desta tecnologia aos selos mecânicos Cartex é a combinação perfeita para a obtenção de um produto de alta eficiência, cujas robustas faces de vedação podem prolongar a vida útil do selo mecânico em aplicações severas (por exemplo, serviços com fluídos multifásicos e ou altas viscosidades) em até 100%, bem como reduzir o consumo de energia em até 80%, devido ao baixo coeficiente de atrito entre as faces de vedação." comenta.

"Podemos citar como exemplo, um selo mecânico Cartex-SN/43, com faces de vedação padrão em Carbeto de Silício (SiC/SiC) e sem revestimento que, em 8.000 horas de funcionamento por ano, converte 3.200 kWh em energia de fricção. Nas mesmas condições, o eCartex, economizou, aproximadamente, 2.500 kWh nesse mesmo período.", completa De Domenico Jr.

Tal tecnologia também pode ser aplicada a todos os selos mecânico Cartex em funcionamento, não havendo a necessidade de aquisição de um selo mecânico cartucho completo.