Lubrificantes à base de água desenvolvidos pela Klüber Lubrication oferecem inúmeras vantagens para diversas indústrias

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que fabrica lubrificantes especiais para vários segmentos da indústria, já está trabalhando para solucionar os desafios do futuro com o desenvolvimento dos hidro lubrificantes, para aplicações em redutores, rolamentos, correntes, engrenagens e outros componentes.

Atualmente, a tecnologia de hidro lubrificação já está sendo usada em correias transportadoras, resultando em melhores índices de lubrificação e, portanto, na redução da incidência de falhas operacionais na produção.

Se comparada com os lubrificantes atuais à base de óleo, a água oferece inúmeras vantagens funcionais importantes: é sustentável, não é tóxica e nem inflamável. Como lubrificante, a água era pouco utilizada, uma vez que é sujeita a certas limitações físicas e biológicas, como pontos de evaporação e de congelamento, oxidação ou cultura microbiológica. No entanto, por meio de aditivos ou soluções técnicas no componente envolvido, esses limites podem ser superados.

Componentes lubrificantes à base de água aumentam os indicadores de desempenho

Com lubrificantes inovadores à base de água, tornou-se possível chegar a parâmetros de desempenho até então inatingíveis, como as excelentes propriedades de arrefecimento ou baixo consumo de energia graças ao atrito reduzido.

Os efeitos específicos da água também podem viabilizar soluções técnicas no próprio componente. Por exemplo, a água evaporada pode ser retida no circuito dentro de um recipiente fechado e até mesmo ser reutilizada para fins de refrigeração. Isto abre opções totalmente novas para diversas aplicações e permite que sua produção seja ainda mais autossuficiente e sustentável, utilizando a água como lubrificante e seus resíduos como matéria-prima para outras funções.

O lubrificante especial do futuro terá de vencer desafios até agora desconhecidos. Levando em conta as expectativas em relação a lubrificantes cada vez mais altas em termos de desempenho, eficiência energética e compatibilidade ecológica de um lado, e a disponibilidade finita das matérias-primas fósseis de outro, a demanda por conceitos de lubrificação inovadores inteiramente baseados em matérias-primas renováveis é uma necessidade que a Klüber Lubrication já está se preparando para atender.

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

Presente no Brasil há mais de 40 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 100 funcionários na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.949, ISO 9001 e OHSAS 18.001.