Freudenberg Performance Materials desenvolve palmilha têxtil antiperfurante para a indústria de calçados de segurança

Para atender a uma demanda especial dos fabricantes de calçados de segurança, a Freudenberg Performance Materials, empresa do Grupo Freudenberg líder mundial em não tecidos e tecidos técnicos, desenvolveu uma palmilha antiperfurante com diversas características, em especial a substituição do aço por material têxtil, proporcionando uma maior flexibilidade e conforto.

Segundo dados do “Anuário da Previdência Social” mais recente, cerca de 7,79% dos 612,6 mil acidentes de trabalho registrados pelo INSS são nos pés (quase 48 mil). Por esse motivo, equipamentos de segurança de qualidade para essa região do corpo são bastante demandados.

Segundo Danilo da Costa Paula, gerente da Divisão Shoe Components, a palmilha SSI 1700 da Freudenberg Performance Materials se diferencia das soluções antigas pois proporciona conforto ao caminhar, diminuindo a fadiga do trabalhador ao final do dia sem diminuir a segurança no seu ambiente de trabalho. “Dessa maneira, o profissional poder contar com um produto flexível e com alta resistência ao perfuro de objetos pontiagudos, especialmente pregos, difíceis de serem detectados em ambientes especialmente da construção civil”.

O produto já está disponível no Brasil e para demais países da América do Sul. Pode ser aplicado no sistema montado ou de strobel (ensacamento), em solados colados ou injetados. Devido à maciez e flexibilidade, permite que seja costurado no cabedal, gerando agilidade no processo produtivo.

A solução inovadora ainda possui ótima absorção e dessorção de água, resistência à abrasão e flexão, alta resistência à penetração em diferentes condições como: alta e baixa temperatura, sob efeito álcali, ácido e óleo combustível, e pode ser fornecida em rolos e/ou placas.

Sobre o Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com seus parceiros, clientes e a comunidade científica, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 segmentos de mercados e milhares de aplicações. Força da inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do nosso Grupo.

A empresa de 167 anos vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2015, o Grupo Freudenberg empregou mais de 40.000 pessoas em 57 países em todo o mundo e obteve um faturamento de mais de € 7,5 bilhões.